T&T Logística S/A

INCOTERMS

EXW – Ex Works (... named place)

A Partir do Local de Produção (...local designado). Nesse termo, o exportador é responsável por acondicionar a mercadoria na embalagem de transporte (caixa, saco, etc.) e a disponibilizar, no prazo estabelecido, no seu próprio estabelecimento.

Assim, cabe ao importador adotar todos as providências para a retirada da mercadoria do estabelecimento do exportador, o transporte interno até o ponto de embarque, carregamento no veículo de transporte internacional, licenciamentos, contratações de frete e de seguro internacionais, etc.

O termo "EXW" não deve ser utilizado quando o vendedor não está apto para, direta ou indiretamente, obter os documentos necessários à exportação da mercadoria. Como se pode observar, o comprador assume todos os custos e riscos envolvidos no transporte da mercadoria do local de origem até o de destino.

CPT – Carriage Paid to (... named place of destination)

Transporte Pago até (...local de destino designado).

Nesse termo, o vendedor contrata o frete pelo transporte da mercadoria até o local designado.

Os riscos de perdas e danos na mercadoria, bem como quaisquer custos adicionais devidos a eventos ocorridos após a entrega da mercadoria ao transportador, são transferidos pelo vendedor ao comprador quando a mercadoria é entregue a custódia do transportador.

Esse termo pode ser usado em qualquer modalidade de transporte, inclusive multimodal.

FCA – Free Carrier (... named place)

Transportador Livre (...local designado).

Nesse termo o vendedor (exportador) completa suas obrigações quando entrega a mercadoria, pronta para exportação, aos cuidados do transportador internacional indicado pelo comprador, no local designado do país de origem.

Por conseguinte, cabe ao comprador (importador) contratar frete e seguro internacionais. Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.

DEQ – Delivered Ex Quay (... named port of destination)

Entregue a partir do Cais (...porto de destino designado).

Nesse termo, o vendedor completa suas obrigações quando tiver a mercadoria sido colocada a disposição do comprador no cais do porto de descarga.

O vendedor assume todos os riscos de perdas e danos da mercadoria, durante a viagem internacional. O comprador tem que pagar os impostos e encargos do País de destino.

Esse termo só pode ser usado no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

FOB – Free on Board (... named por of shipment)

Livre a Bordo (...porto de embarque designado). Nesse termo, a responsabilidade do vendedor sobre a mercadoria vai até o momento da transposição da amurada do navio ("ship's rail"), no porto de embarque, muito embora a colocação da mercadoria a bordo do navio seja também, em princípio, tarefa a cargo do vendedor.

Ressalte-se que o transportador internacional é contratado pelo comprador (importador). Logo, na venda "FOB", o exportador precisa conhecer qual o termo marítimo acordado entre o comprador e o armador, a fim de verificar quem deverá cobrir as despesas de embarque da mercadoria.

Esse termo só pode ser utilizado no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

DES – Delivered Ex Ship

Entregue Direitos Não Pagos (...local de destino designado).

Nesse termo, o vendedor somente cumpre sua obrigação de entrega quando a mercadoria tiver sido posta em disponibilidade no local designado do País de destino final.

Todos os riscos de perdas e danos das mercadorias são assumidos pelo vendedor até a entrega no local designado, à exceção de impostos, taxas e demais encargos oficiais incidentes na importação e dos custos e riscos do desembaraço de formalidades alfandegárias.

Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte, inclusive multimodal.

CFR – Cost and Freight (. .. named port of destination)

Custo e Frete (...porto de destino designado).

Nesse termo, o vendedor assume todos os custos anteriores ao embarque internacional, bem como a contratação do frete internacional, para transportar a mercadoria até o porto de destino indicado.

Destaque-se que os riscos por perdas e danos na mercadoria são transferidos do vendedor para o comprador ainda no porto de carga (igual ao FOB, na "ship's rail").

Assim, a negociação (venda propriamente dita) está ocorrendo ainda no país do vendedor.

Esse termo só pode ser usado no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

DDU – Delivered Duty Unpaid (... named place of destination)

Entregue Direitos Não Pagos (...local de destino designado).

Nesse termo, o vendedor somente cumpre sua obrigação de entrega quando a mercadoria tiver sido posta em disponibilidade no local designado do País de destino final.

Todos os riscos de perdas e danos das mercadorias são assumidos pelo vendedor até a entrega no local designado, à exceção de impostos, taxas e demais encargos oficiais incidentes na importação e dos custos e riscos do desembaraço de formalidades alfandegárias.

Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte, inclusive multimodal.

CIP –Carriage and Insurance Paid to (...named place of destination)

Transporte e Seguros Pagos até(...local de destino designado).

Nesse termo, o vendedor tem as mesmas obrigações definidas no "CPT" e, adicionalmente, arca com o seguro contra riscos de perdas e danos da mercadoria durante o transporte internacional.

O comprador deve observar que no termo "CIP" o vendedor é obrigado apenas a contratar seguro com cobertura mínima, posto que a venda (transferência de responsabilidade sobre a mercadoria) se processa no país do vendedor.

Esse termo pode ser usado em qualquer modalidade de transporte, inclusive multimodal.

FAS – Free Alongside Ship (... named port of shipment)

Livre no Costado do Navio (...porto de embarque designado).

Nesse termo, a responsabilidade do vendedor se encerra quando a mercadoria é colocada ao longo do costado do navio transportador, no porto de carga. A contratação do frete e do seguro internacionais fica por conta do comprador.

Esse termo só pode ser utilizado no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

CIF –Cost, Insurance and Freight (... named port of destination)

Custo, Seguro e Frete (...porto de destino designado).

Nesse termo, o vendedor tem as mesmas obrigações que no "CFR" e, adicionalmente, que contratar o seguro marítimo contra riscos de perdas e danos durante o transporte.

Como a negociação ainda está ocorrendo no país do exportador (a amurada do navio, no porto de embarque, é o ponto de transferência de responsabilidade sobre a mercadoria), o comprador deve observar que no termo "CIF" o vendedor somente é obrigado a contratar seguro com cobertura mínima.

Esse termo só pode ser usado no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

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